Powerlifting nível 1

* Curso prático-teórico: consiste de uma introdução expositiva curta, com conteúdos e conceitos adicionais introduzidos no contexto da prática. Cerca de 70% do curso consiste de uma “oficina de levantamentos”
Aula expostiva:

-Introdução à força e bases conceituais do movimento humano;

 

- Capacidades funcionais, tipologias de força e sua aplicabilidade ao treinamento;

- Conceito de movimento, tipologia de padrões fundamentais do movimento, treinamento de “movimento” X treinamento de “‘músculo”

- Forma livre e movimento guiado: fundamentos científicos sobre os tipos de resposta

- Padrões inatos do movimento humano, alienação e integração corporal

- powerlifting, bases cinesiológicas dos três levantamentos (agachamento, supino e levantamento terra)

Oficina prática:
-Agachamento – técnica e execução; parte 1 e parte 2. Parte 1: características do movimento, setup e execução; Parte 2: abertura da pisada, motivos para diferentes aberturas, pegada na barra, inserção da barra nas costas; escápula e core
-Supino – técnica e execução; parte 1 e parte 2. Parte 1: características do movimento, setup, organização no banco e estabilização; execução; Parte 2: sacada, controle da excêntrica, parada no peito, concêntrica e a trajetória da barra.
-Levantamento terra – técnica e execução; Parte 1: setup, ângulo de flexão do quadril; tradicional X sumô; alternância de pegada, adução de escápula; parte 2: alinhamento da coluna, performance e segurança do terra; potência e aceleração de peso morto.
-Conclusões e fechamento: funcionalidade e aplicações